Os 7 Orixás da Umbanda



Os 7 Orixás da Umbanda – Orixás são divindades. Há três, ou mais correntes que divergem entre si na questão dos Orixás da Umbanda. Uma das correntes afirma que são esses os 7 orixás da umbanda: Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum e Iansã. Já a segunda corrente tem como seus orixás: Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Iansã e Exu. Na terceira corrente, o entendimento é que os orixás são: Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum e Omulú (o velho) e Obaluaê (o moço), (nessa, Oxalá também é orixá, mas como contém a síntese de todos os orixás é considerado o maior deles, situando-se logo depois de Olorum, o Deus supremo).

Bem, o fato é que são centenas de orixás dentro da cultura africana, e a umbanda no Brasil procurou sintetizar os orixás, seguindo seus principal elementos que os caracterizam, em 7 linhas (ou 7 elementos). Trataremos aqui dos 7 orixás da umbanda no Brasil utilizando uma união entre as 3 correntes acima.

Os 7 Orixás da Umbanda
Os 7 Orixás da Umbanda

Oxalá: No sincretismo religioso brasileiro é representado por Jesus. Costumeiramente usa-se uma estrela de 5 pontas como referência a esse poderoso orixá. Oxalá é força do ar, das águas primordiais, detentor do poder da criação da humanidade. Aquele cujo poder determina o fim da existência física, na paz da partida (outra encarnação). Como Jesus, representa tudo de bom e positivo: alma pura, amor, bondade, energias positivas.

Cores: branco ou translúcido (cristalino, como a água puríssima)
Dia da semana: sexta-feira

Ogum: No sincretismo religioso brasileiro é representado por São Jorge. Orixá guerreiro, enérgico, defensor e tenaz. Costumeiramente é sempre evocado por vencer as demandas de quem deposita no orixá sua fé (as batalhas do dia a dia), também lembrado por ser o senhor das estradas, a quem se deve pedir licença e benção para iniciar algo novo. Também representa o ordenamento.

Cor: vermelho (mais habitual) e branco, podem ser combinadas
Dia da semana: terça-feira

Oxossi, ou Oxóssi: No sincretismo religioso brasileiro é representado por São Sebastião. Orixá que é o senhor das matas, que remete à saúde física, energia vital, cura das enfermidades. Oxossi é também um caçador, mas de corações e espíritos para levá-los à consciência do bem. Tal qual Ogum, é um grande guerreiro e é sempre lembrado nos momentos em que se precisa de uma força sobrenatural para se vencer uma demanda (batalha).

Cor: verde
Dia da semana: quinta-feira

Xangô: No sincretismo religioso brasileiro é representado por São Jerônimo, mas há correntes que unem também Santa Bárbara a Xangô. É o orixá da justiça, aquele que tanto pode absolver, quanto punir, tudo dentro do discernimento do que é certo e do que é errado. Aos justos a vitória, aos injustos o peso da pena.

Cor: marrom
Dia da semana: quarta-feira

Iemanjá: No sincretismo religioso brasileiro é representado por Nossa Senhora dos Navegantes e também por Nossa Senhora da Conceição, há outras representações, porém essas são as principais. Considerada a mãe de todos os orixás, a rainha do mar, Iemanjá é o orixá mais conhecido e popular no Brasil. Sua atuação é benéfica à maternidade, à família e ao amor. Sempre lembrada pelas pessoas que lhe ofertam presentes, como forma de agradarem o orixá.

Cor: azul e branco – pode ter prata também
Dia da semana: sexta-feira

Oxum: No sincretismo religioso brasileiro é representado por Nossa Senhora de Aparecida e também por diversas Nossas Senhoras. É o orixá do amor, da complacência, da fertilidade, da reprodução, portanto é o orixá das mulheres. Limpa os ambientes deixando somente energias positivas. Evocada sempre pelas gestantes, é protetora da juventude, como uma mãe, que protege seus filhos e jamais os deixa sem ajuda.

Cor: amarelo/ouro e azul
Dia da semana: sábado

Iansã: No sincretismo religioso brasileiro é representado por Santa Bárbara. Orixá das transformações, das mudanças, como rainha das tempestades, raios e trovões, que quando desabam modificam tudo, é evocada sempre quando é preciso mudar radicalmente de vida, ambientes, trabalho, intelecto. Como outra orixá guerreira, tem o grande poder de anular o mal, desfazendo bruxarias, encantamentos e feitiços.

Cor: amarelo/ouro
Dia da semana: quarta-feira

Omulú ou Obaluaê: No sincretismo religioso brasileiro é representado por São Lázaro, ou São Roque. Temido orixá por ter poder da saúde, da cura, mas também das doenças e da morte física. Porém, a morte física apenas promove a mudança de um estágio menor para um de maior valor. Simboliza transmutação, nem sempre necessariamente a morte física, mas a mudança radical de um estágio  para outro. Evocado por doentes e familiares de doentes é o orixá da evolução.

Cor: preto e branco
Dia da semana: segunda-feira

Fontes:

Pai Maneco

Umbanda Nuss





Orixás- Umbanda

 




Aurelio Martuscelli

Blogueiro por devoção, aprendiz de designer e amigo :-)

Um comentário em “Os 7 Orixás da Umbanda

  • 27 de Janeiro de 2017 em 1:37
    Permalink

    Simpatia para namorada voltar rápido – simpatias para ela voltar rápido. Quer que sua namorada volte para os seus braços? Faça essa simpatia e sua namorada vai voltar rápido para você.
    • Debaixo do pé esquerdo escreva o nome dele. Repita 3 x Embaixo do meu pé esquerdo eu te prendo (CCH),eu te amarro (CCH), eu te mantenho (CCH), pelo poder das 13 almas santas e benditas e por São Cipriano, vc vai ficar apaixonada por mim (CCH) e confessar o seu amor, vai ficar comigo para sempre e me fara muito feliz .
    • Que você (CCH) só tenha pensamentos, olhos, coração, amor, desejos, tesão, admiração, respeito, carinho, paz e realização sexual somente comigo. (CCH) Que você me peça pra voltar o mais rápido possível e seja uma companheira fiel, dedicada e completamente apaixonada por mim (CCH). Assim eu quero assim sera feito. Amém.
    Publicar 4 x essa oração(forte para amarrar alguem) Simpatia infalível, porém não se pode voltar atrás.
    • Essa simpatia para namorada voltar rápido tem ação imediata, mas lembre-se: pelo menos ela tem que ter algo especial com você, se não a coisa não anda

Coloque aqui a sua simpatia ou oração: sobre o mesmo tema da postagem! Textos com links de outros sites NÃO SERÃO APROVADOS! Os arquivos serão deletados a cada 3 meses! Boa Sorte no amor e na vida ;)

%d blogueiros gostam disto: